Skip to main content

Posts

Showing posts from April 30, 2017

Papeis Velhos

No pequeno baú de madeira que mamãe guardava em seu quarto havia, entre outros items, vários documentos antigos. De vez em quando, quando não tinha ninguém por perto, eu ia vasculhar o baú e "mexer nos papeis velhos". Uma nota de jornal chamou-me a atenção. " RIO ESPERA Major José Dias Nogueira Faleceu nesta Vila, no dia 25 de maio findo, o Sr. major José Dias Nogueira, pertencente a uma tradicional e ilustre família dessa localidade.  Afeito ao bem e à virtude, leal e bondoso, s.s. desfrutou sempre de muita consideração e estima no nosso meio social, onde sempre se distinguiu pelo seu devotamento ao progresso local e pelo exemplo de sua conduta retilínea." A segunda parte da nota lia-se o nome da viúva e dos herdeiros.  

Efeito Borboleta

Vocês já devem ter ouvido falar ou até mesmo lido alguma literatura sobre o efeito borboleta. Mas o que teria o conceito de pequenas causas e grandes efeitos a ver com um registro de casamento do século XIX?   Viúvo de Francelina, Manoel se casou em Rio Espera com Roza Maria em 1879. Você poderia estar se perguntando - o que teria esse evento matrimonial a ver com nossa família e esse blog?  Manoel era pai de José Dias Lopes Sobrinho, que mais tarde passaria a assinar José Dias Nogueira. 

Na placa lia-se "Rua Major Dias Nogueira"

Foi mais ou menos na mesma época em que tio Zezinho tirou essa que perguntei a minha sobre quem era o pessoa cujo nome aparecia numa placa de uma das ruas em Rio Espera.  Na placa lia-se "Rua Major Dias Nogueira".  Na ordem de nascimento, mamãe era a terceira (alguém poderia confirmar essa informação?) e por tanto, ela conheceu muitos do "povo antigo" da família.  Cheguei da escola deveria ser por volta do meio dia. O sol escaldante e a barriga faminta. No canto do fogão de lenha m, meu prato já pronto à minha espera. Mamãe, sentado no sofá da sala, fazia cuidadosamente seu croché diário após já ter arrumado a cozinha do almoço.  Acabei de comer e fui sentar-me no chão ao seu lado.   Ela me perguntou alguma coisa sobre a escola e logo já respondendo, perguntei a ela sobre o nome Nogueira que havia notado.  Quem teria sido aquela pessoa que carregava o mesmo sobrenome que ela?  Naquele dia despertou em mim a curiosidade pelos nomes na minha família. A noção de geneal