Um dos elementos fundamentais da constituição do cidadão é a identidade cultural, ou seja, sua capacidade de sentir-se pertencente a um grupo onde compartilha tradições, sentimentos, modos de viver, enfim compartilha uma história. Para que se constitua a identidade cultural do cidadão é necessário que ele adquira o conhecimento de si mesmo, sua história e o conhecimento da história do lugar ao qual pertence.
O museu é um lugar onde o cidadão pode buscar esse conhecimento. Ele não é um lugar de “coisas velhas”, museu é o lugar onde reúnem-se objetos significativos historicamente ou esteticamente, para uma comunidade, região ou país. Os museus podem ajudar, através de seu acervo, a construir a narrativa de uma história. É um espaço destinado a pesquisa, estudo e lazer.
A constituição do Museu e Arquivo de Rio Espera possibilitará:
1- O acesso da população aos bens culturais, que é um direito de todo cidadão, bem como o acesso às informações sobre sua história. O conhecimento da própria história e do grupo ao qual pertence contribui para a formação do cidadão- esse entendido como o individuo que é capaz de analisar criticamente sua realidade e propor melhorias para toda a comunidade, contribuindo assim para a construção de um mundo mais justo e fraterno;
2- Valorização e preservação do patrimônio cultural, ambiental, material e imaterial.
3- A união da comunidade, pois todos fazemos parte de uma mesma história e juntos poderemos construir um futuro melhor para nossa comunidade.
Por todos esses motivos e porque não mencionar, pelo motivo econômico. (O museu tem a possibilidade de divulgar o nome de Rio Espera e trazer mais turistas interessados em conhecer o nosso patrimônio). Enfim, por tudo isso, a constituição do museu e arquivo de Rio Espera pode ser um grande passo para o desenvolvimento da comunidade.
Comments
Post a Comment